sexta-feira, 22 de junho de 2007

E.U.A. vs China - Luta ou interesses?

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20070621-287493,00.html

No "Jornal Hoje" do dia 20/06 foi mostrada uma matéria [eis o link acima] falando que os E.U.A. proibiram a venda de 24 brinquedos por serem considerados perigosos para crianças. Um desses brinquedos, um trenzinho, fora dispensado das prateleiras porque na composição de sua tinta fora encontrado chumbo, altamente tóxico.
Mas o mais engraçado é a coincidência, a relação entre esses brinquedos: todos os 24 são importados da China.
Os Estados Unidos sabe muito bem que a China é o país que mais cresce no mundo e, por isso, têm medo de tornarem-se a mior potência em breve ocupando o lugar deles. Já a China não gosta muito dos tão amados norte-americanos, assim como tantos outros países.
As questões são as seguintes: Teria os E.U.A. proibido esses brinquedos produzidos na China simplesmente por pura coincidência, como ocorreu no passado com ração para animais domésticos? Seria mera coincidência a China exportar justamente para os E.U.A. produtos tóxicos, inclusive que mataram animais domésticos há alguns anos? Haveria um "Guerra Fria" encoberta, já que a China é comunista? Ou haveria um interesse por trás disso tudo?

Paz e Bem.

2 comentários:

Sophie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sophie disse...

Olá Sophie.
Não tenho blog, por isso posto sem minha conta.
Concordo com você, que esta retirada dos produtos chineses do mercado dos E.U.A., pode ser uma resposta do país ao grande crescimento da China, pois como várias doutrinas norte-americanas já interferiram na economia de países que não seguiam as imposições feitas por eles, como por exemplo o embargo de muitos produtos, isso certamente pode ser aplicado atualmente. Porém, nova guerra entre o capitalismo e outro modelo de mercado, não existirá, pois a China já está se abrindo ao capital estrangeiro, e em breve, será um país capitalista.

Mau D.