quinta-feira, 28 de junho de 2007

Crítica de Livro - Iracema, José de Alencar

Apesar de toda a sua beleza por ser um livro nacional e de nossa primeira geração do romantismo, ele não é um livro tão belo assim. Canta as maravilhas do Brasil, transforma o índio, o verdadeiro brasileiro, em herói e mostra-nos implicitamente o que realmente o europeu fez com o Brasil.
O que atrapalha é sua difícil leitura que utiliza de uma linguagem rebuscada e usa em seu texto muitas palavras do tupi. Cheio de comparações entre os índios e seres da natureza ["cabelos mais negros que as penas de tal ave"] e cheio de pedaços confusos, Iracema é sim um livro difícil.
É claro que nem por isso devemos deixá-lo de lê-lo, tanto porque sua história é fascinante narrando o nascimento do primeiro brasileiro [mistura das raças] que surge da dor. E o que torna a história mais fascinante são elementos da mitologia e da religião, como por exemplo o fato de Iracema ter conhecido Martim dando uma flechada nele, onde compara Iracema com o Cúpido e a diviniza. Já um outro exemplo ligado a religião é o número de capítulos, XXXIII [33], que é a idade de Jesus Cristo, ou seja, Iracema é salvadora de nossa identidade.
Além do mais, os três primeiros parágrafos do primeiro capítulo pode ser organizado em um poemacom um belo esquema rímico.
Apesar de cansativo, vale a pena ler Iracema para aqueles que gostam de Literatura ou mesmo de leitura para conhecer melhor como é a escrita da nossa primeira geração romântica, aquela que tentou salvar a nossa Pátria através do Nacionalismo e do Ufanismo.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

4m0r

Amor bobo,
Amor feliz
Sem qualquer mediatriz
Ligando algum ponto.
Tão certo quanto dois mais dois
Resulta em quatro
Nosso amor em um quadrado
Onde qualquer medida fica para depois.
Como uma dízima periódica
Nosso amor não termina.
Em nossos corações apenas germina
Uma paixão melódica.
As quatro paredes
De arestas redondas
São as que nos redoma
Bem como em entre colchetes.



Primeira poesia que posto. Espero que gostem apesar de ser bem amadora e eu ter utilizado de um tema um pouco desgastado já. Mas gosto dela pro ter mistruado amor, matemática e leteratura. Amor e literatura sempre combinaram. Agora matemática é uma exata e amor... ah o amor!

Paz e Bem.

Cirurgia Plástica

Apesar de toda mulher sonhar com a cirurgia plástica, ela é realmente tudo aquilo que se imagina? Todas sonhamos com o corpo escultural que as modelos apresentam na mídia, e mais: queremos ser melhores que as outras mulheres. Mas por quê?
Se somos todos iguais, todos seres humanos da mesma raça, da mesma espécie de animais, por que ser melhor que o outro? E por que temos que ter um corpo tão belo quanto o de uma modelo?
Na visão religiosa cristã, somos o templo de Deus e por isso devemos demonstrar toda a alegria de carrega-lo conosco e não deprava-lo. Então é claro que devemos cuidar de nosso corpo mas não em tão exagerada forma. Já na visão biológica do ser humano, é a fêmea que atrai o macho por sua beleza. Só que por muitas vezes a mulher não se arruma para trair o macho e sim para mostrar para outra fêmea o quão bonita ela é, como foi citado acima.
A nova novela das 19:00h da rede Globo mostra a vaidade de uma das personagens que nos eixa bem claro como está a mulher de hoje: alienada! Estamos sempre buscando a perfeição mesmo sabendo que não conseguimos sermos perfeitos. Cada um é lindo na sua forma natural! Imagine toda a complexidade de seu organismo!
Mas retornando ao assunto da cirurgia plástica, de certa forma estamos buscando uma beleza idealizada e tornando cada vez mais parecidas umas com as outras. Mas, como assim?
Simples! Cada pessoa tem um estilo próprio na área em que domina. Eu escrevo de um jeito, você escreve de outro. Um artista plástico contrói de uma maneira diferente da maneira de outro asrtista, mas todas as suas obras tem o seu toque que o dexia familiar com seu artista e com as outras obras. Assim também é um cirurgião plástico: ele tem um estilo de trabalhar e, querendo ou não, todas as suas clientes acabam saindo com seu mesmo "toque especial", com o estilo o cirurgião. Dessa forma, estamos criando grupos de mulheres parecidas por causa de seu cirurgião plástico.
Além do mais a cirurgia plástica apresenta sérios riscos à vida. Quantas notícias você não vê nos jornais sobre mulheres e até mesmo homens que sofreram ao colocarem silicone, por erro médico [como esquecer utensílios dentro do paciente] e muito mais.
Então, antes de querer fazer uma plástica, pense muito bem antes. Além da mudança física, não se esqueça que virá uma mudança psicológica também. E caso a pessoa não goste do resultado tudo em sua vida muda.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

E.U.A. vs China - Luta ou interesses?

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20070621-287493,00.html

No "Jornal Hoje" do dia 20/06 foi mostrada uma matéria [eis o link acima] falando que os E.U.A. proibiram a venda de 24 brinquedos por serem considerados perigosos para crianças. Um desses brinquedos, um trenzinho, fora dispensado das prateleiras porque na composição de sua tinta fora encontrado chumbo, altamente tóxico.
Mas o mais engraçado é a coincidência, a relação entre esses brinquedos: todos os 24 são importados da China.
Os Estados Unidos sabe muito bem que a China é o país que mais cresce no mundo e, por isso, têm medo de tornarem-se a mior potência em breve ocupando o lugar deles. Já a China não gosta muito dos tão amados norte-americanos, assim como tantos outros países.
As questões são as seguintes: Teria os E.U.A. proibido esses brinquedos produzidos na China simplesmente por pura coincidência, como ocorreu no passado com ração para animais domésticos? Seria mera coincidência a China exportar justamente para os E.U.A. produtos tóxicos, inclusive que mataram animais domésticos há alguns anos? Haveria um "Guerra Fria" encoberta, já que a China é comunista? Ou haveria um interesse por trás disso tudo?

Paz e Bem.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Olá!
Meu nome é Dayane, tenho 15 anos e criei este blog apenas para dar uma "apimentada no zóio" das pessoas, ou seja, postar minhas poesias, contos, letras de músicas interessantes, crônicas, críticas e tudo o que for de meu trabalho literário.
Moro em Capivari - SP e estudo na CNEC. Meu pseudônimo é Sophie [adoro esse nome!] e espero que gostem do meu blog!

Em breve postarei fotos, poemas, contos...
... por enquanto esperando meu template [layout] ficar pronto.

Agradeço desde já a todos que acessarem meu blog. Espero críticas [crítica é sempre construtiva!] sobre meus trabalhos.

Paz e Bem.